Scharlene Amarante no VIII Simpósio Internacional do Contestado – Religiosidades de Matriz Africana e Indígena nos Movimentos Populares no Brasil e na América Latina
Entre os dias 3 a 6 de Julho estive entre os conferencistas do VIII Simpósio Internacional do Contestado – Religiosidades de Matriz Africana e Indígena nos Movimentos Populares no Brasil e na América Latina realizada pelas UDESC – FAED em Florianópolis- SC.
Fui levar um pouco de meu conhecimento sobre o universo Rhomá (cigano). Trazendo a reflexão à tona a necessidade de revisitar a história e incluir a etnia Rhomá.
Num tudo junto e misturado, desmistificando sobre fé e espiritualidade, a perceptiva de dança, memórias e tradição, história no Sul do Brasil e toda a geografia humana.
Precisamos ampliar nossos olhares e este simpósio traz luz e conhecimento. Faz que conheçamos a perceptiva do outro e nos faz questionar, entender e acolher para resignificar.
Segundo a Revista do Patrimônio Nacional de História, os ciganos sempre estiveram nos quatro cantos do Brasil. Fato!
Minha pesquisa dedicou-se a olhar os ciganos no Sul do Brasil e trazer luz e entendimento sobre e a sua maneira de manifestar a Fé, a sua espiritualidade.
Estamos numa região onde todos contam da passagem dos ciganos e como era comum vê-los passando por aqui. Mas olhar para o tropeiros e entender a ligação foi muito esclarecedor e um furo na história, pois a partir de agora, toda vez que falarmos em tropeiros, pensemos que os ciganos fazem parte desta história.
Gratidão a todos Estação Contestado, uma organização muito calorosa, sai com aquele quentinho no coração!
Prof. Rogério Rosa Rodrigues pelo convite!
Fui compartilhar e acabei recebendo muito! Conheci pessoas e histórias incríveis.
Somente com essa união conseguimos levar estes olhares.
Um cheiro da 🌹 Scharlene Amarante, a Ninfa do Amor