Responsável pela elaboração e produção do 1º Festival Polonês – edição Marzanna em União da Vitória – PR para a Associação Cultural Polska-Braziliana Karol Wojtyla.
O intuito deste projeto foi valorizar e polularizar a cultura da etnia polonesa, visto que esta etnia foi uma das colonizadoras do município de União da Vitória – PR trazendo um Festival de Comunidade e a leveza e alegria de um piquenique no Parque!
Como aconteceu:
O Festival Polonês foi uma realização da Associação Polska Braziliana Karol Wojtyła de União da Vitória – PR e visa uma integração entre a comunidade polonesa regional.
Neste Festival convidamos a todos para Celebrar A Vida, afinal Marzanna, a deusa que vai embora para a chegada da Primavera. Devido às condições pandemicas e climáticas Marzana se atrasou nesse ano e veio em Novembro se despedir de todos e ainda trouxe chuva no início da programação do Festival, “e logo o sol se abriu e enfim a primavera simbólica iniciou, fomos abençoados pela chuva e sol” disse Melânia Koczyla, presidente da Associação Karol Wojtyla.
O Festival Polonês é o projeto da Associação Cultural Polska Braziliana Karol Wojtyla aprovado pela Lei Aldir Blanc para o município de União da Vitória – PR.
A celebração contou com a presença de autoridades locais e regionais como Prefeito Bachir Abbas, diretora de Cultura de Cruz Machado, Marina Krul, secretaria de Educação Cultura e Desporto de Paula Freitas , Rosane Ressel e representando a secretaria de Cultura e Turismo de Porto União – SC, Maristela Corrêa.
As atividades do Festival Polonês se iniciaram na data 28 de Outubro de 2021 no município de Mallet- PR. Para abertura foi realizada a Exposição “O Surreal Polonês aos Olhos da Arte”. Quem chegou na exposição foi recepcionado com o pão e o sal por integrantes do Grupo Folclórico Mazury.
Em sua fala a Secretária de Cultura e Turismo de Mallet, Maria Margarete Grden Szinvelski explicou que “o pão para que a vida seja abundante e quando unida ao sal, para que tenha sabor, uma vida abundante e com sabor é o que desejamos a todos que virem a Mallet”.


O Festival trouxe para a Praça Coronel Amazonas, comida típica, apresentações artísticas de canto, dança e teatro. Neste Festival as apresentações foram variadas, com cantos eslavos, folclóricos e religiosos. Para a dança, além das danças folclóricas, a dança cigana polonesa teve seu lugar. Como Marzanna é uma celebração eslava, nesta edição o Grupo Folclórico Ucraniano Fialka foi convidado para celebrar junto.


Segundo Scharlene Amarante, a produtora do evento, “Neste evento tivemos Poloneses, Ciganos e Ucranianos unidos pela arte e cultura” e acrescenta que “quisemos mostrar que dá de misturar etnias e ressignifcar o passado de dor e sofrimento para integração e harmonia do ser”.

“uma releitura da tradição dos cartões poloneses”
Neste Festival a cultura ganhou voz através de atividades:
- Representando o Observatório Polonês da Unespar, Frederico Pawlowski, na contação de histórias: “A Mitologia dos Eslavos: crendices e curiosidades dos tempos muito antigos”;
- Participação da Associação Polono-Brasileira Padre Daniel Niemec compartilhando de seu conhecimento sobre a imigração polonesa;
- Momento cultural com Kariane Modelski que além de trazer as oficinas e ensinar a técnica, Kariane explicava como surgiu, a região pertencente e a evolução de cada artesanato em questão.













Apresentações:
- Alexandre Gelchaki de União da Vitória/PR;
- Coral da Associação Cultural Polska Braziliana Karol Wojtyła;
- Pedro Pudla de União da Vitória/PR;
- Rosas Espiraladas Pétala Baniski e Scharlene Amarante em Dança Cigana Polonesa (Polska Roma) de União da Vitória/PR;
- Grupo Folclórico Polonês Mazury de Mallet/PR;
- Emanuelly Naira Vesolek e Andrielly Noeli Vesolek do Grupo Mazury de Mallet/PR;
- Grupo Orzeł Biały de Cruz Machado/PR;
- Grupo Folclórico Ucraniano Fialka de União da Vitória/PR;
As atividades do projeto Festival Polonês ainda seguiram durante o mês de Novembro e Dezembro, ainda tivemos:
- Oficina de Dança Cigana Polonesa;
- Oficina de Folclore Polonês;
- Mesa Redonda Cultural;
- Exposição itinerante “Surreal Polonês aos Olhos da Arte”
“Chciałbym malować w sposób, który mógłby sfotografować sny”
“Eu gostaria de pintar de uma forma em que pudesse fotografar os sonhos”
(Zdzislaw Beksinski)

Curadoria da Exposição Surreal Polonês aos Olhos da Arte:
- 28 de Outubro – início em Mallet/PR;
- 9 a 12 de Novembro – em Paula Freitas – PR;
- 22 a 26 de Novembro – em Cruz Machado – PR;
- 6 a 17 de Dezembro – em Porto União – SC.


Alguns links para consulta
