minha história
BUSCA
DO
RA
Desde criança adora “voar”…
Descobriu-se conscientemente Sensitiva aos 14 anos e assim iniciou sua caminhada por estudos, autodidata de filosofia, psicologia e parapsicologia. Após esta fase foi estudar as nuances da espiritualidade e para isso frequentou diferentes locais.
Aprendeu a técnica de Apometria em Casa Espírita (em 2013) e hoje têm 9 anos de práticas apométricas.
Buscou estudar hipnose, física quântica, conscienciologia, astrofísica até chegar em neurociência, sempre uma buscadora! Entusiasta, adora estudar a “humanidade”, acompanhar a movimentação da ciência e fazer a interligação entre os mundos… Enfim, curiosa por natureza!
formação inicial nesta vida…
Por qual caminho percorreu?
Bacharel em Administração de Empresas sempre voltou seu olhar para a área mais criativa e humana da gestão. Ensina pessoas desenvolverem seus propósitos e realizarem seus Sonhos!
Diversas formações em dança e práticas de desenvolvimento humano. Especializada em Docência no Ensino de Dança. Especializada em Musicoterapia, pois acredita que Somos energia! Somos Música!
TRANFORMANDO VIDAS COM MOVIMENTO
FACILITADORA DE DANÇAS E VIVÊNCIAS QUE CONECTAM
É terapeuta!
É professora e bailarina que utiliza técnicas de dança como terapia para desenvolvimento humano.
Nas danças, iniciou sua caminhada através da dança oriental, vivenciou e dançou em casa de dança cigana e, aprofundou-se em dança vivencial, baseando-se em sua ancestralidade, uma verdadeira busca pela Essência.
Atua como Professora – Bailarina – Coreógrafa – de Danças Ciganas, Danças Folclóricas Orientais e Danças Ritualísticas. Facilita práticas de Dança com Terapia. Facilita encontros de Giro Sufi. Criadora das Rosas Espiraladas – Círculo de Mulheres que Dançam.
Facilita Rodas de Cura, Vivências de autoconhecimento, Vivências de Ancestralidade, Vivências do Sagrado, Vivências Wiccan e Vivências Xamânica.
Estuda e representa os “cyganie polski” pela comunidade polonesa através do Observatório Polonês da UNESPAR onde é coordenadora das sessões das Expressões Culturais e Cyganie w Polsce. Representa os ciganos poloneses pela Associação Cultural Karol Wojtyla.
Terapeuta com abordagem do Ser Divino e Humano, reintegrando o físico com o espiritual. Desenvolvendo as consciências ancestral e energética.
Olhando de forma integral.
Afinal somos Energia! Somos Luz e Amor. Energia Cósmica.
Para buscadores: Terapeuta Ancestral. Semente Estelar. Kin 201
Somos energia! A energia está em movimento contínuo, e nesse bailar a Alma traz consigo a lembrança: a musicalidade e a dança!
Como buscadora e ser de movimento, fez Especialização em Docência no Ensino de Dança e Especialização em Musicoterapia.
Navegou nas diversas formações, cursos e workshops em danças, para desenvolver seu “corpo de dança e o movimento livre”.
E como não olhar pela lente da Arte?!! Ainda fez extensão em Ensino de Arte. Extensão em Linguagens e Práticas em Arteterapia.
E quando entramos em harmonia, nos curamos, portanto, a arte cura!
Acredita que Tempo é Arte, ou seja, T(E)=Arte.
A união harmônica do tempo e espaço transformada na experiência artística.
O tempo natural e harmônico onde acontece a ordem sincrônica universal onde tudo é governado pela harmonia da Criação, e o resultado disso, se transforma na natureza manisfestada em forma de arte. Basta ter olhos de ver!
A natureza é pura arte.
A arte é manifestação.
A arte cura!
Idealizadora do DANÇAR À ESSÊNCIA, um olhar para a dança de forma TERAPÊUTICA com a união de práticas e conhecimentos empregados em sistemas de danças profundas em acompanhamento terapêutico. Uma vivência dançante com inspiração na expressão corporal, onde não existem uma dança programada e sim um sentir, um vivenciar. Processo este de dança e autoconhecimento, dança e cura!!
Idealizadora das Rosas Espiraladas – Círculo de Mulheres que Dançam!…e muito mais. Um círculo que utilizada as danças ciganas como ferramenta de empoderamento e desenvolvimento da feminilidade.
Idealizadora das Vivências dançantes de resgate da Ancestralidade facilitada em comunidades. Um olhar cultural e terapêutico para entendimento acerca de quem somos e o que trazemos de nossos ancestrais bem como o que podemos deixar para trás.
Conduz rodas de curas e ritualísticas além de vivências que são realizadas de acordos com as energias do momento. .
- Apresentação com dança e palestra das Rosas Espiraladas para Faculdade da Terceira Idade no Sesc- União da Vitória – PR, 2022.
- Apresentação com dança e palestra das Rosas Espiraladas na Acolhida Cultural da Unespar – União da Vitória – PR, 2022.
- Bailarina solista, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana estilo Brasileiro no Espetáculo do Estúdio Silvia Bragagnolo “Dia do Rádio” – 2022.
- Participação como bailarina-prof, apresentando vídeo poesia em dança (online) no Cordel das Rosas , 2022.
- Bailarina solista, coreógrafa e figurinista apresentando Fusão de Dança Oriental com Dança Cigana no estilo Brasileiro no II Festival de Danças Ciganas de União da Vitória – PR– 2021.
- Bailarina prof., coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana no estilo Brasileiro e Dança Cigana Polonesa no II Festival de Danças Ciganas de União da Vitória – PR– 2021.
- Bailarina solista, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana estilo Brasileiro no Festival “O Chão que eu Piso” – 2021.
- Participação como bailarina-prof, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana estilo Brasileiro e Dança Cigana Polonesa no aniversário do município de Paula Freitas – PR, 2021.
- Participação como bailarina-prof, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana Polonesa no Festival Polonês Marzanna, 2021.
- Participação interpretando uma “cigana bruxa” e imigrante Ucraniana em gravações para o Grupo Folclórico Ucraniano Fialka, 2021.
- Participação em Simpósio Internacional Eslavo apresentando a pesquisa sobre “Ciganos Poloneses” e “Poesia de Papusza”, 2021.
- Participação interpretando “Papusza”, poetisa cigana polonesa, em vídeo poesia para o Observatório Polonês Unespar, 2021.
- Participação como bailarina-prof., coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana estilo Brasileiro, Fusão de Rumba Gitana com Árabe e Dança Cigana Polonesa no Sarau Mulheres que Dançam, 2021.
- Participação como bailarina no grupo Manuela’s de Dança Cigana estilo Brasileiro no Festival de Aniversário Silvia Bragagnolo – 2021.
- Participação como bailarina-prof. no desafio de Improviso das Manuela’s de Dança Cigana estilo Brasileiro no Sarau do Tempo e Templo de Ser, 2021.
- Participação como bailarina solista apresentando Giro Sufi e Dança Vivencial no Sarau do Tempo e Templo de Ser, 2021.
- Bailarina solista, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana estilo Brasileiro, Ghawazee e Dança Cigana Polonesa no I Festival de Danças Ciganas de União da Vitória – PR– 2020.
- Participação em dupla com bailarino Marcos Balaban apresentando Folclore Polonês no 16º Sarau #JuntosEmCasa da PROEC Unespar – 2020.
- Bailarina solista, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana estilo Brasileiro no Festival virtual da Natureza do Estúdio Silvia Bragagnolo – 2020.
- Bailarina solista, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana Polonesa no 9º Sarau #JuntosEmCasa da PROEC Unespar – 2020.
- Bailarina solista, coreógrafa e figurinista apresentando Dança Cigana estilo Brasileiro no Festival de Quarentena do Estúdio Silvia Bragagnolo – 2020.
- Participação em debate do 6º Simpósio eletrônico Internacional de Ensino de História falando sobre os Ciganos Poloneses – 2020.
- Participação na roda de debate do evento Diálogos Culturais: dança, a arte e os povos – reflexões a partir das expressões artísticas do Oriente. (Unespar – 2019).
- Participação em desfile da comunidade representando etnias do Médio Oriente – 2019;
- Mostra solo, dança de improviso apresentando Roman Havasi (dança cigana Turca) na Festa das Etnias de Porto União – SC – 2019.
- Participação como bailarina do grupo Nuhan no espetáculo Aladin de Futura Dance – 2019.
- Mostra de dança Polonesa pelo Clube Literário Polonês de Porto União da Vitória – SC-PR. -2019.
- Participação como bailarina do grupo Nuhan no espetáculo Aloha de Futura Dance – 2019.
- Participação como bailarina no Sarau Cultural Casa Z – Dança e Cultura Cigana em Florianópolis-SC – 2017
- Participação como bailarina no Festival Medieval SC em Florianópolis – SC – 2017.
- Mostra solo de dança Vivencial da Casa Z – Dança e Cultura Cigana em Florianópolis-SC 2017.
- Participação como bailarina do grupo Nuhan no espetáculo da Futura Dance – 2006.
- Produção de vídeo e participação dançando Folclore Polonês para o Observatório Polonês Unespar, 2022.
- Produção de vídeo das Rosas Espiraladas para o Dia Nacional dos Ciganos, 2022.
- Cordel das Rosas, apresentação online de vídeos de poesias em Dança Cigana, 2022.
- 1ª e 2ª Roda de Conversa sobre “Benzimentos” no Vale do Iguaçu, 2021 – 2022.
- II Festival (online) de Danças Ciganas de União da Vitória – PR, 2021.
- Projeto Cultural Lei Aldir Blanc – Dançar à Essência no município de Bituruna – PR, 2021.
- Projeto Cultural Lei Aldir Blanc – Florescer em Danças (ciganas e dançaterapia) no município de União da Vitória – PR, 2021.
- Workshop Danças Ciganas Polonesas para Associação Cultural Polska Karol Wojtyla de União da Vitória – PR, 2021.
- Co-organização do Projeto Cultural Lei Aldir Blanc “Festival Polonês” da Associação Cultural Polska Karol Wojtyla de União da Vitória – PR, 2021.
- Café das Rosas Espiraladas – Mostra de Dança presencial, 2021.
- Produção de vídeo poesia “Papusza”, poetisa cigana polonesa para o Observatório Polonês Unespar, 2021.
- Sarau Mulheres que Dançam – Mostra de Dança entre Mulheres, 2021.
- Vídeo Dança e desafio “Improviso das Manuelas”, 2021.
- Sarau do Tempo e Templo de Ser – Mostra Cultural Online – 2021.
- Projeto Cultural Lei Aldir Blanc – Dançar à Essência no município de Paula Freitas – PR – 2021.
- Projeto Cultural Lei Aldir Blanc – Florescer em Danças Ciganas Polonesas no município de Paula Freitas – PR – 2021.
- I Festival (online) de Danças Ciganas de União da Vitória – PR – 2020.
- Parecerista responsável no 1º FORMAS – Festival Online Retratos da Música e Artes de Santo Antônio da Platina e do SAP – Salão de Artes Platinense – 2020.
- Organização e facilitação da vivência dançante Doświadczenie “Polski rodowód” (ancestralidade polonesa) para Observatório Polonês da Unespar e Clube Literário Wladylaw Reimont – 2020.
- Organização de evento cultural, União da Vitória/PR. Diálogos Culturais: dança, a arte e os povos – reflexões a partir das expressões artísticas do Oriente. (Unespar – 2019).
- Promoção de evento cultural, Porto União/SC.
- Organização das mídias sociais e divulgação da Festa das Etnias – Porto União – SC, 2019.
Prêmio Memorial de Vivências no Estado do Paraná, 2022.
Certificação CID UNESCO – International Dance Council CID (The United Nations of Dance), sob nº 30961, nos anos de 2021 e 2022.
Porquê Ninfa do Amor?
sobre acolher o nome do seu trabalho…
Ninfa deriva do grego nýmphê (Νύμφη), que significa “noiva”, “velado”, “botão de rosa“, dentre muitos outros significados.
As ninfas são espíritos, habitantes da natureza com um todo e sua personificação da graça criativa e fecundadora. Encontra-se referências de ninfas em várias culturas e em todas, como seres delicados e de potência, com dom de profetizar, curar e nutrir.
Escolhi Ninfa do Amor, pela referência ao botão de rosa, já que tenho verdadeira veneração por esta flor. O sentimento é que os seres desabrochem como um botão de rosas, e que este desabrochar seja para o amor.
E quando penso em Rosas sempre me vem a belíssima explicação a seguir:
O símbolo do Sufismo é a rosa. O tronco é o Caminho Sufi (a via que percorremos), que é composto de espaços e espinhos, dores e alegrias, como a própria vida. A Rosa representa a beleza da criação do universo, as criações de Allah Subhan’Allah (Glória a Deus) , os 18.000 Universos criados, visível e invisível.
A Essência, o Perfume, Allah, o Propósito do Murid (discípulo) e do Salik (viajante), é tornar-se o Perfume;
Ou, simplesmente é a gota purificada que retorna e se perde no oceano divino!!
ALMA ANTÍGÜA
A ANCESTRAL
Alma e Ancestralidade Cigana
Neta de Índia, que chamavam de “bugre” Árabes na Espanha…Mouriscos…Poloneses…quiçá Alemães
E por falar em ancestralidade, quanta mistura!
Enfim Brasileira nessa vida
…em outras vidas…
Já foi Fada, Bruxa de floresta…
Deixou a cidade para morar com os Indígenas
Esteve na primeira diáspora cigana
Viveu entre ciganos muitas vidas…
Um ser cósmico em consciência divina
De SÍRIUS C para TERRA AMADA
Uma doce recordação da Elemental
A pequena que rodovia a e dançava pelo ar
Trago comigo lembranças
De muito antes da Terra
Desde Sírius C
Até nossa vinda para cá
Nossa evolução até chegarmos nos dias de hoje
Um alma antiga,
Mas pequena perante Mãe e Pai
Como disse um primo meu…
Cigana do Universo
Caminho há muito tempo!
Por honra eu digo SIM a dança e a cura!
Neste lindo bailado entre “Ser” e “Estar”,
a Ninfa do Amor flutua entre mundos,
dimensões, razões e emoções sintonizada no AMOR
e ao mesmo tempo-espaço se mantém nesta caminhada
como uma Semente em transformação.
Minha vida
APRENDIZ
Leitura de tarô e orientações ancestrais desde 2008. Atendimentos de Apometria e práticas Xamânicas desde 2014. Demais atendimentos a partir de 2018.
“Uma pessoa simples e de bem com a vida. Estudiosa do que lhe interessa: eterna aprendiz…”
Estudou Sufismo com grupo Naqshbandi Curitiba.
Faz parte da SLMT – Sociedade Livre para Terapeutas e Mestres. CTBL-00096.
Membro do Corpo de Mestres do Projeto Luz – Reiki.Br
Faz parte da World Therapists Organization – WTO-1031 e no Registro Internacional de Terapeutas – ITR 14449 .
Membro do Conselho Internacional da Dança – CID Unesco sob. nº 30961.
Terapeuta de Alma Musical e Dançante!!
lenda pessoal...
scharlene luciara amarante
tem como lenda pessoal incentivar as pessoas a buscarem sua #essência para um mundo com mais AMOR.