IV Festival de Artes Ciganas – edição “YLÓ”
Quando chamei a Tay para fazer a curadoria, falei que precisávamos de um nome com significado e então surgiu “YLÓ” no dialeto Calô falado pelo subgrupo Calé que são os ciganos da Espanha.
Quando vamos falar em linguagens e dialetos ainda encontramos muitas variáveis em estudos e fontes de conhecimento.
Tay Garrido Delarosa trouxe de seu conhecimento e ela ainda traz provas…hehehe
Para nos ensinar trouxe o dicionário Apuntes del dialecto Calô – o gitano puro
O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali…) e é falada na Europa desde o século XII. Desde o século XVIII os linguistas descobriram uma estreita relação entre o Romani e as línguas da Índia. Principalmente entre o Rajastani e o Hindi.
O Romani esteve em contato com diferentes línguas: persa, armenia, grega, romena, entre tantas outras. Na Europa, o Romani se fragmentou em diversos dialetos que são classificados em quatro grandes grupos:
- Dialetos balcánicos (sudeste);
- Dialetos centrais;
- Dialetos do norte;
- Dialetos Vlax (leste).
A fragmentação territorial e diversidade dialetal fizeram do Romani uma das poucas línguas faladas por todo o mundo: América, China, Austrália, Europa e África. Mas também, impediram que o Romani fosse normatizado.
Fonte: texto extraído do Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística, texto de Nicolas Ramanush Leite.
Então o Romani se misturou e foram surgindo dialetos!
Segundo estudo lingüístico do sub-ramo ibérico do romani, que inclui “duas variedades, hoje praticamente extintas: o Romani catalão e o Romani basco” ; o Caló, falado pelos gitanos (estamos aqui falando da Espanha, subgrupo Calé); o Calão dos ciganos portugueses e o calon, a língua dos ciganos brasileiros de ascendência portuguesa. Dado que estamos diante de “variedades mistas” do romani.
Como Tay Garrido Delarosa nos explicou existe uma comparação do Caló-Calão-Calon.
Tudo isso para dizer que nos baseamos no subgrupo a qual ela faz parte, os Calés que seu dialeto é o Calô (ou caló).
Yló nosso conceito!
Queremos mostrar a Alma-Espírito dos Ciganos!
Então para diferenciar, nosso conceito, nosso amor
Yló…a Alma – Espírito em Calô, dialeto Calé
Ilô…o Coração em Romanês (ou romani)
Yló o Festival de Alma, Espírito e Coração Cigano (juntando tudo)
Para isso nossos convidados são ciganos de comunidade e que alguns não trabalham artísticamente, mas usam de seus saberes como fonte de renda, como artesãos, e algumas calins (ciganas) que dançam em casa de forma tradicional e vem nos mostrar a realidade da dança em suas comunidades.
O Brasil é muito extenso e cada grupo, de acordo com a região em que está localizado manifesta de forma diferenciada a sua tradição.
Então aguardem!!
Um cheiro da 🌹 Scharlene Amarante, a Ninfa do Amor